


"Tenho muitos sonhos, mas nunca deixo de dar a mão à realidade. Sou uma apaixonada pela literatura, pela leitura e pela escrita, muito exigente comigo própria e claramente interessada em compreender as relações humanas. Sou desconfiada, mas gosto de dar o benefício da dúvida às pessoas, de as compreender e ajudar (afinal, é esse o sentido da vida, não?!)...
Adoro o som do riso do meu filho, o cheiro do pão acabado de fazer, as maravilhosas “comidas de tacho”, almoços de família, a calma do Alentejo, ler ao sol, ouvir música...
Sinto que ainda tenho muito para escrever, muitas histórias para contar. Talvez o tempo seja, simultaneamente, o meu aliado e o meu inimigo…"
- Nádia Carnide Pimenta
Biografia
Nádia Carnide Pimenta nasceu em 1994, em Belas, Sintra.
É licenciada em Psicologia pela Universidade de Évora.
Desde cedo desenvolveu um fascínio especial pelo mundo dos livros e pelo Alentejo, o que a fez cruzar ambos e dar vida ao seu primeiro romance, Diamante do Sul (2016).
Em 2020 publicou Da Ponte P’ra Cá, uma obra que aborda o preconceito e a empatia. Contudo, é A Família Real, que lançou em 2022 e que se traduz numa poderosa saga familiar, o seu projeto literário mais ambicioso até ao momento.
É autora do blogue As Páginas da Pocahontas
(disponível aqui), onde escreve textos e reflexões e que tem como marca a frase da sua autoria: É a realidade que me guia, ainda que seja o sonho aquilo que me move.
Em 2021, o blogue deu corpo a um programa de rádio com o mesmo nome (momentaneamente parado), transmitido quinzenalmente, pela RLX – Rádio Lisboa.
O Vento Sabe Quem Eu Sou é o seu novo livro (2024), que revela um ponto de viragem na sua vida e um mergulho num estilo de escrita que dá ao leitor um outro vislumbre, diferente dos seus romances já publicados.*
*A autora desenvolve, atualmente, a rúbricas
Café da Manhã (disponível no seu Instagram).
