SOBRE OS LIVROS DE DEBORAH SMITH
- Nádia Carnide Pimenta
- 18 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de fev.
O Café do Amor

Quem escreve, também tem de ler. Quem tem bases em Psicologia, também tem de tentar compreender o ser humano através de variadas formas. Não basta apenas ler ou estudar nesse sentido (pelo menos, na minha opinião). Na Universidade, tive um professor que me dizia que é através dos livros de romance que conseguimos compreender muito do ser humano. Concordo a 100%! Os livros de Deborah Smith, para além da característica história de romance, revelam nuances da Psicologia, através de personalidades fortes, diferentes, apelando sempre para os conceitos de amor e empatia. Falo em relação aos três livros que li até à data: O Café do Amor, A Doçura da Chuva e Segredos do Passado.
Nunca tinha lido nada desta autora antes, O Café do Amor foi a minha estreia. Ainda no início da leitura, comecei logo a ficar empolgada e a achar toda a história interessante. Basicamente, o livro fala de duas pessoas cujas vidas se cruzam numa altura em que já não tinham nada a esperar. Eu defini-as como duas almas em superação. Ela, uma atriz que sofreu um acidente e ficou desfigurada, com sequelas para a vida. Ele, um homem que perdeu a família nos atentados às Torres Gémeas. O modo de vida que tinham, conheciam e planeavam até esses momentos inesperados e decisivos das suas vidas, sofreu inevitáveis alterações. Foi como se ambos tivessem entrado numa montanha-russa.
Se, no fim, a força de vontade irá vencer e o lugar para uma segunda oportunidade aparecer, é isso que podem descobrir, se optarem pela leitura do livro. Tenho a mania de fazer notas a lápis e de sublinhar frases. N'O Café do Amor sublinhei imensas mas houve uma que se destacou: "A esperança está no espelho que guardamos dentro de nós."
Se gostam de ler sobre força, superação, empatia, amor e esperança, O Café do Amor é uma excelente escolha.
Nádia Carnide Pimenta
Comments